Sabe aquela dor nas costas que te incomoda todos os dias? A origem dela pode estar na sua boca. Segundo o cirurgião-dentista Alexandre Bussab, da Clínica Dental Saúde, o alinhamento dos dentes pode interferir até na sua postura. “Geralmente um problema postural, e de má oclusão dos dentes pode gerar dores nas regiões da cabeça, pescoço e coluna, devido ao sistema muscular e esquelético não estar em harmonia”, diz.

Isso porque, a musculatura da cabeça, do pescoço e das costas é interligada. “Assim, além de uma desarmonia estética com um sorriso prejudicado e de eventuais alterações fonéticas, com a comunicação afetada, a posição dos dentes pode provocar desvios na postura, que se não tratados, causa dores nos joelhos, coluna e nos pés”, afirma.

O especialista explica que, na maioria dos casos, a respiração bucal crônica está ligada a este quadro. “As crianças com respiração oral mudam a postura da cabeça para facilitar a entrada de ar pela boca, o que leva a um problema postural e muda toda musculatura da região, criando um mau posicionamento dos dentes”.

A respiração bucal pode ser uma das causas para os problemas de postura:

Para prevenir o problema, deve ser feito um acompanhamento por parte de um médico e um dentista, assim o problema pode ser diagnosticado e tratado logo no início. Já para tratar, é preciso fazer toda a documentação, tanto odontológica como por um otorrino, para verificar se não há obstruções nas vias respiratórias. “Após isso, é iniciado o tratamento ortodôntico corretivo, para melhorarmos o posicionamento dos dentes e da arcada. Também é recomendado procurar um profissional gabaritado que possa colocar o corpo no seu devido lugar, com uma reeducação postural”, diz Bussab.

Fonte: Saúde Terra