Os lábios são uma área do corpo muito delicada que necessitam de cuidados especiais. Em climas frios, tendem a ficar ressecados, mas isso acontece também no verão devido às altas temperaturas. Rachaduras e descamações são sinais graves de falta de hidratação. Uma boa alimentação e maquiagem de qualidade são cuidados que podem evitar o surgimento desse aspecto indesejado. Quem ensina a manter essa parte da boca mais bonita e cheia de saúde é a dermatologista Paula Periquito.

BOA ALIMENTAÇÃO REFLETE NA SAÚDE DOS LÁBIOS

Adotar uma dieta balanceada faz um bem danado não só para os lábios, mas também para todo o organismo. No entanto, existem aqueles nutrientes especiais que podem deixar a região labial ainda mais bonita e saudável, como explica Paula. “A carência de vitaminas específicas como a riboflavina ou vitamina B2 e de ferro podem desencadear o aparecimento de alterações específicas nos lábios, como a queilite angular, nome dado àquelas fissuras que aparecem no cantinho dos lábios”.

ATENÇÃO COM O USO DE MAQUIAGEM

Na hora de escolher a maquiagem perfeita você, certamente, leva em consideração a cor e o modelo. Mas e no prazo de validade, você repara? “Muitas vezes vamos colecionando batons e não nos damos conta disso. Batons vencidos podem provocar alergias e ressecamento”, destaca. Lembre-se também que todo batom deve ser de uso único e pessoal. “Existem bactérias, fungos e vírus que podem ser transmitidos pelo uso compartilhado do batom, como o herpes labial”.

SABE AQUELA MANIA DE MORDER OS LÁBIOS? PRECISA PARAR

Quando os lábios estão secos, tem gente que adora mordê-los. Saiba que praticar esse ato não é nada bom para a saúde da boca. “Existem tumores que se desenvolvem nos lábios exatamente pelo trauma continuado na região. O carcinoma escamoso de lábios, por exemplo é um deles”, explica a profissional. Essa mania perigosa pode provocar metástases e ocorrer em pessoas entre 45 e 50 anos.

SALIVA: BOA PARA SAÚDE BUCAL, NÃO PARA OS LÁBIOS

Pode parecer mais fácil e reconfortante o impulso de molhar os lábios com a língua, porém o gesto só piora o ressecamento. A saliva é essencial para a harmonia do meio bucal. Por outro lado, ela acaba se transformando em uma inimiga para os seus lábios. “Lamber continuamente os lábios com o intuito de hidratá-los é um erro. A saliva possui enzimas que acabam danificando ainda mais os lábios e provocando dermatites tanto neles, quanto ao redor”.

PROTEJA SUA BOCA DO SOL

Os lábios, principalmente a parte inferior, ficam bem expostos ao sol e ressecam muito rápido. Para que a região não sofra tanto com os danos solares, a especialista indica algumas soluções. “Hidratar diariamente com produtos específicos contendo vitamina E, cerâmicas e manteigas hidratantes (cacau, carité)”.

E falando em hidratação, Paula ainda dá uma dica importante sobre água. “Água aplicada diretamente nos lábios não tem esta função, muito pelo contrário, a água mineral ou da pia podem retirar ainda mais a camada de proteção local por retirar a oleosidade natural protetora”. O seu efeito é de dentro para fora, por isso, prefira beber um generoso copo deste isotônico natural e mantenha a área sempre hidratada.